quinta-feira, 4 de junho de 2009

Costelinha de porco no forno à la americana


INGREDIENTES:

1 kg costela de porco (remover o excesso de gordura)
½ garrafa de vinho branco seco
1 xícara de água
1 colher de sopa de mel
300 ml de molho "barbecue"
Sal e meia pimenta dedo de moça

MODO DE PREPARO:

Deixe a costela de molho em todos os ingredientes menos o molho "barbecue" por duas horas, no mínimo, fora da geladeira sempre. Cubra com um pano.

Coloque em uma assadeira no forno e pincele o molho de ambos os lados. Aqueça a assadeira a 90 graus e asse por aproximadamente 3 horas virando de tempo em tempo, pincelando mais molho e retirando o excesso de gordura derretida da assadeira quando juntar.

Pode ser guardado para o dia seguinte se preferir preparar antes. No dia seguinte. Aqueça o forno a 180 graus, pincele novamente a carne e termine o assado.

DICA: Se fizer na churrasqueira coloque em uma parte menos quente para que o processo leve mais ou menos uma hora e meia. Mais tempo, mais macio!

Serve 4 pessoas ou 6 como aperitivo

Assado de porco com limão caramelizado

INGREDIENTES:

2 kg de paleta de porco desossada
8 galhos de alecrim fresco
250 ml de vinho branco seco
100 g de açúcar
100 ml e suco de limão
3 colheres de sopa de conhaque
sal e pimenta branca moída na hora

MODO DE PREPARO:

Faça longitudinais cortes na carne com mais ou menos 1,5 cm de profundidade. Coloque nestes cortes alguns galhos de alecrim em cada um. Despeja o vinho sobre a carne. Salgue, moa pimenta por todos os lados e espalhe por cima o que sobrou do alecrim. Deixe a carne marinando por uma hora e meia, fora da geladeira, virando a cada meia hora.

Aqueça o forno a 220 ºC. Quando colocar a carne baixe a temperatura para 180ºC. Depois de meia hora regue com o molho que juntou na assadeira.

Misture o açúcar, suco de limão e o conhaque até que o açúcar dissolva completamente. Depois de uma hora, retire a carne do forno e retire a gordura da assadeira. Regue a carne com o molho de limão a cada 5 ou 10 minutos na ultima meia hora de assado. Deve formar uma fina crosta escura. Quando a carne estiver macia, remova do forno e espere alguns minutos antes de fatiar.

Serve 8 pessoas

Picadinho de carne de porco (spezzatino de maiale)

INGREDIENTES:

1 kg de carne de porco em cubos
4 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
1 colher de sopa de folhas de salvia
1 pitada de noz moscada moída da hora
250 ml de vinho tinto
250 ml de purê de tomate (ou tomate "pelati") dissolvido em um pouco de caldo de galinha
500 g de feijão branco
sal e pimenta do reino branca moída na hora


MODO DE PREPARO:

Aqueça o azeite e doure levemente o alho e as folhas de louro. Aumente o fogo e junte a carne em cubos mais o sal e a noz moscada. Quando a carne estiver dourada junte o vinho, abaixe o fogo e refogue até que o vinho quase evapore totalmente. Junte o tomate e deixe o liquido evaporar lentamente, lembrando que a carne quando pronta deve ter bastante molho.
Quinze minutos antes de terminar o cozimento junte o feijão branco que foi cozido separadamente com 2 folhas de louro e alguns pedaços de toucinho defumado em cubos.

Serve 6 pessoas